sábado, 6 de novembro de 2010

BEATIFICAÇÃO DA MADRE BÁRBARA MAIX




BEATIFICAÇÃO DE MADRE BÁRBARA MAIX

A madre austríaca Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e que dedicou sua vida a atender órfãos e filhos de escravos no Brasil, foi beatificada neste sábado em cerimônia em Porto Alegre.
A madre Maria Bárbara da Santíssima Trindade (1818-1873) foi beatificada, dia 06 de novembro de 2010 durante uma missa celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, junto a cerca de 320 sacerdotes e que atraiu milhares de fiéis ao ginásio do Gigantinho.
Durante a cerimônia, o representante do Vaticano no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, leu a carta com que o papa Bento XVI autorizou a beatificação de Bárbara Maix.
A missa contou com a presença de Onorino Ecker, de 69 anos e que em 1944, quando tinha três anos de idade, sobreviveu a graves queimaduras de terceiro grau em todo o corpo graças a um milagre atribuído à religiosa e que foi reconhecido pelo Vaticano.
A beatificação é uma das etapas do processo de canonização, que, no caso de Bárbara Maix, foi solicitado em 1993 em Porto Alegre pelo arcebispo da cidade.
A freira nasceu em 27 de junho de 1818 em Viena (Áustria), de onde emigrou para o Brasil em 1848.
Um ano após ter desembarcado no Rio de Janeiro fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que atualmente tem sua sede em Porto Alegre e está presente em Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Haiti, Itália e Moçambique.
Durante 14 anos, Bárbara Maix dirigiu asilos, orfanatos e escolas da Congregação em Porto Alegre.
Ela morreu no Rio de Janeiro em 1873, aos 55 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário