sábado, 15 de janeiro de 2011

Papa Bento XVI cria, na Inglaterra, ORDINARIATO PESSOAL DE NOSSA SENHORA DE WALSINGHAN para ex-anglicanos convertidos à Igreja Católica e nomeia Prelado.




PAPA BENTO XVI CRIA, NA INGLATERRA, ORDINARIATO PESSOAL DE NOSSA SENHORA DE WALSINGHAN, para ex-anglicanos convertidos à Igreja Católica e nomeia Prelado.

15 / 01/ 2011




Beato Cardeal John Henry Newman –
Patrono do “Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham” –
Ordinariato para ex-anglicanos que se converteram à Igreja Católica.





PAPA NOMEIA ORDINÁRIO PARA EX-ANGLICANOS

Cidade do Vaticano, 15 jan (RV) - Bento XVI nomeou o Rev. Keith Newman, neste sábado, primeiro Prelado do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham. O Rev. Newman, juntamente com o Rev. Burnham e o Rev. Broadhurst, cuidará da preparação catequética dos primeiros grupos de anglicanos da Inglaterra e País de Gales que, na próxima Páscoa, serão acolhidos no seio da Igreja Católica, junto com seus pastores, assim como também o acompanhamento dos ministros que se estão preparando para ser ordenados ao sacerdócio católico, na próxima solenidade de Pentecostes.

O Rev. Keith Newton, nomeado pelo Santo Padre primeiro Ordinário do Ordinariato Pessoal, tem 58 anos, é natural de Liverpool, onde nasceu no dia 10 de abril de 1952, é casado com Gill Donnison e tem três filhos. Ordenado diácono na Igreja Anglicana em 1975, e presbítero dois anos depois, desempenhou diversos ministérios na Inglaterra e também no Malaui.

Foi ordenado bispo anglicano no dia 7 de março de 2002, pelo então Arcebispo de Cantuária e Primaz da Comunhão Anglicana, Dr. George Carey, desempenhando, de 2002 a 2010, o ministério de Bispo Sufragâneo de Richborough e o encargo de Visitador Episcopal Provincial, da Província de Cantuária.

Juntamente com sua esposa, foi acolhido na plena comunhão da Igreja Católica, no dia 1º de janeiro de 2011, em cerimônia presidida pelo bispo auxiliar de Westminster, Dom Alan Stephen Hopes.

Em conformidade com as disposições da Constituição Apostólica “Anglicanorum coetibus”, do Papa Bento XVI, de 4 de novembro de 2009, e após cuidadosa consulta com a Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, a Congregação para a Doutrina da Fé erigiu, na data de hoje, um Ordinariato Pessoal no território da Inglaterra e Gales, para aqueles grupos de pastores e fiéis anglicanos que manifestarem o desejo de entrar na plena comunhão visível com a Igreja Católica.

O decreto que institui o Ordinariato especifica que este será denominado “Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham” e terá como patrono o Beato Cardeal John Henry Newman.


Neste sábado, 15 de janeiro, na Catedral de Westminster, em Londres, o arcebispo de Westminster, Dom Vincent Gerard Nichols, conferiu a ordenação sacerdotal católica a três ex-bispos anglicanos: Rev. Andrew Burnham, Rev. Keith Newton e Rev. John Broadhurst.


;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;


BEATIFICAÇÃO do Cardeal John Henry Newman


Memória do
Beato John Henry Newman celebrada pela primeira vez.
BEATIFICAÇÃO do Cardeal John Henry Newman
Cardeal inglês foi beatificado pelo Papa Bento XVI a 19 de Setembro de 2010


A Igreja Católica celebra hoje, 9 de Outubro, pela primeira vez, a memória litúrgica do Cardeal John Henry Newman, beatificado por Bento XVI a 19 de Setembro, em Birmingham (Reino Unido).
A data assinala a conversão do anglicanismo ao catolicismo, em 1845, de uma das maiores figuras eclesiais no século XIX.
Forte influência na vida e pensamento de Joseph Ratzinger, Newman é reconhecido como um notável escritor, pregador e teólogo, que James Joyce apelidava o “maior dos escritores ingleses em prosa”.
Nascido em Londres a 21 de Fevereiro de 1801 e falecido a 11 de Agosto de 1890, John Henry Newman converteu-se do anglicanismo ao catolicismo aos 44 anos.
Antes da sua conversão, foi uma das figuras principais do Movimento de Oxford, que procurava aproximar das suas raízes a Igreja Anglicana da Inglaterra, na qual era clérigo.
Após a sua conversão foi ordenado padre católico em Roma, no ano de 1847, e encorajado pelo Papa Pio IX regressou à Inglaterra, onde fundou o oratório de S. Filipe Neri.
Escritor prolífico, como recorda o Vaticano na sua biografia oficial, Newman abordou diversas matérias com destaque para a relação entre fé e razão, a natureza da consciência e o desenvolvimento da doutrina cristã, obras que lhe valeram grande reconhecimento do mundo católico e que influenciaram mesmo o Concílio Vaticano II, nos anos 60 do século XX.
Em 1879, com 78 anos de idade, foi criado Cardeal por Leão XIII, tendo morrido no ano de 1890, em Birmingham.
A 22 de Janeiro de 1991, o Cardeal Newman foi declarado venerável por João Paulo II, uma vez comprovada a heroicidade das suas virtudes.
Durante o processo de beatificação, os seus restos mortais foram transladados do pequeno cemitério de Rednall Hill, nos subúrbios de Birmingham, onde estava enterrado juntamente com Ambrose St. John, também convertido ao catolicismo, para o Oratório São Felipe Neri de Birmingham.
O Cardeal Newman foi uma figura muito popular no seu tempo: a sua conversão teve grande impacto na sociedade vitoriana e restaurou o prestígio da Igreja Católica na Inglaterra.
A sua autobiografia espiritual “Apologia pro vita sua” (1864) é vista por muitos como a maior obra do género desde as célebres “Confissões”, de Santo Agostinho.
Foi este o homem escolhido por Bento XVI para o momento mais importante da sua primeira visita de Estado ao Reino Unido, de 16 a 19 de Setembro de 2010, um Cardeal inglês que o atual Papa Bento XVI apresentou recentemente com “extraordinário exemplo de fidelidade à verdade”, mesmo “à custa de um considerável sacrifício pessoal"

Nenhum comentário:

Postar um comentário